Cuidados com os cães na hora do banho.




Eu sou mamãe de dois yorkshire, o Eros e o Frederico e todo o cuidado com ele é importante, pois são tratados como da família, recebem carinho e atenção com duas crianças.

Cuidado sempre é bom, saiba por que:

Quem tem cães em casa sabe a importância que o banho tem – além de deixá-los limpinhos e cheirosos, também auxilia no tratamento de doenças dermatológicas. As principais funções do banho envolvem remover a sujeira acumulada no pelo, facilitar a retirada de pelos mortos e eliminar odores (principalmente em cães com a pelagem mais oleosa).

Primeiramente, a freqüência do banho pode ser semanal e até quinzenal. Isso depende da textura e comprimento do pelo, das atividades do seu cão e do quanto eles se sujam. Animais com pelagem longa requerem mais cuidados e banhos mais freqüentes.

Os banhos podem ser realizados em pet shops ou em casa. Ao optar por levar seu animal ao pet shop, é importante que ele esteja com as vacinas e com a aplicação de medicamentos contra pulgas e carrapatos em dia. Por serem ambientes onde o trânsito de cães é muito grande, apesar da higienização destes locais, a possibilidade de contrair alguma doença também é grande.

Se você preferir dar banho em casa, escolha um local seguro e produtos próprios para animais. O uso de xampus terapêuticos devem ser prescritos por um médico veterinário. Antes de iniciar o banho, para facilitar e conseguir um melhor resultado, escove seu cão e desfaça alguns nós. Deve-se ainda manter a água numa temperatura amena.

Os olhos e os ouvidos merecem cuidados redobrados. Antes do banho, para evitar a entrada de água, deve-se colocar algodão dos ouvidos (mas atenção: não coloque uma pequena quantidade de algodão, pois este pode ser bem difícil de ser removido). Quanto aos olhos, tenha cuidado com a aplicação do xampu e quando for escovar o animal. É comum ocorrer desde pequenas escoriações nos olhos até úlceras de córnea profundas quando não são tomados esses cuidados.

Em dias quentes e dependendo do tipo de pelo, a secagem pode ser feita com uma toalha. Mas, em grande parte dos casos, o uso do secador é necessário. É indicado primeiro retirar o excesso de água com uma toalha para depois utilizar o secador, também numa temperatura amena.

Siga as dicas e seu cão estará sempre cheiroso e limpo para você curtir.

Comentários

Postagens mais visitadas