E depois?


Recém-formado: veja fatores que aumentam ou diminuem chances de contratação


Executivos citaram o processo de entrevista como o elemento mais crítico na decisão de contratar, com 71% dos votos.

Em junho deste ano, a Korn/Ferry International realizou uma pesquisa para saber o que, na opinião dos executivos, pode aumentar as chances de um recém-formado conseguir um emprego. Eles citaram o processo de entrevista como o elemento mais crítico na decisão de contratar, com 71% dos votos.
As opções "estágio anterior ou experiência de trabalho" ficaram com 21% dos votos, "reputação da escola" com 5% e "referências" com 4%.
Durante a fase de entrevista, o erro mais comum cometido pelos candidatos é de não obter informação prévia sobre o cargo e a empresa (59% das opiniões). Outros erros citados foram: se candidatar para um cargo além de suas habilidades (18%), falta de profissionalismo (12%) e o fato de enfatizar em demasia o salário e o cargo (11%).
A pesquisa foi realizada junto a executivos de mais de 90 países, representando uma ampla variedade de indústrias e áreas funcionais.
Aumente suas chances
Segundo o gerente de comunicação do Grupo Soma, Paulo Ishimaru, o primeiro requisito para uma entrevista de emprego bem-sucedida é a apresentação de um currículo elaborado, com informações objetivas, estruturadas e que descrevam suas aptidões e experiências profissionais. Nele, as informações devem ser coerentes com as que você vai dar em um processo de entrevista.



Algumas dicas para a elaboração do currículo:
*Faça o levantamento de todas as empresas em que você trabalhou;

*Relacione nome da companhia, data de admissão, cargo, data da demissão e motivo da saída;
*Relacione tudo o que você fazia: atividades relevantes, realizações importantes, conhecimentos aplicados, realizações reconhecidas, entre outras;
*Exclua as anotações que não são relevantes;
*Leia atentamente o que você escreveu e veja se tem uma comunicação objetiva e clara;
*Use sempre frases curtas e positivas;
*Não use papel colorido, letras coloridas nem muito grandes;
*Redija em letra tamanho entre 10 a 12, de forma a obter um currículo de, no máximo, duas folhas;
*Não use símbolos, molduras ou outra formatação com a intenção de chamar a atenção de quem vai analisar o currículo;
*Algumas pessoas dizem que o currículo deve ter a "cara do dono". É através dele que você vai "se vender" e fazer seu "marketing pessoal".



"Vencida essa etapa vem o processo de entrevistas, onde um conjunto de fatores pode ser decisivo para o sucesso do candidato. Se preparar para uma entrevista não requer esforços complexos, uma vez que as informações que o candidato dará são aquelas que ele já vivenciou em empregos anteriores ou durante seu processo educacional", revela Ishimaru, para quem coerência, objetividade e sinceridade são fundamentais.



Dicas para entrevista:
*Procure pesquisar sobre a empresa em que pretende trabalhar e seu mercado de atuação, para não chegar desorientado na entrevista;

*Não chegue atrasado;
*A aparência e roupa devem estar de acordo com o cargo que você busca;
*Entrar na sala com postura reta, cabeça erguida e olhando nos olhos de quem o recebe sugere que você está confiante e seguro de suas metas;
*Sente-se corretamente, de forma confortável e que mostre auto-confiança e ânimo;
*Fale de forma clara e objetiva e evite erros grosseiros de português;
*Não minta. Não tente parecer quem não é;
*Seja coerente e consistente em suas colocações;
*Evite olhar no relógio e demonstrar pressa para fazer outra coisa. Isso pode passar a idéia de impaciência e certo desinteresse no momento presente;
*Mantenha aparelhos eletrônicos desligados, principalmente celulares;
*Para transmitir suas idéias e convicções com clareza e objetividade é importante manter contato visual. Olhar para o entrevistador ajuda a mostrar sua atenção e aceitação no diálogo com o entrevistador.



Planeje e se prepare para cada entrevista
"Planejar e ser o mais objetivo possível ajuda o candidato e o entrevistador", garante o especialista. Por isso, o candidato deve ter em mente quais são os seus objetivos e o que o seu entrevistador quer saber. Pergunte a si mesmo: "quem eu sou?", "o que já fiz?", "o que meu último empregador achava de mim?" e "quais resultados atingi no meu último emprego"?
"Em geral, os selecionadores sabem identificar as emoções do candidato. Eles sabem que a pessoa entrevistada pode, naquele momento, sentir medo, pois é um momento de transição de sua vida, principalmente quando está passando por dificuldades financeiras. Entretanto, diminuir essa ansiedade [por meio do planejamento e do preparo] ajuda o candidato a transmitir mais informações relevantes à vaga", conclui o gerente de comunicação do Grupo Soma.



(Fonte: www.dinheiro.msn.com)



by Dany

Comentários

  1. Amiga..

    boa idéia de expor essas dicas principalmente das entrevistas..


    beijoo


    Adorooo


    Ane.

    ResponderExcluir
  2. Tbm achei legal amiga....
    esse eh o bom do blog..
    dá pra postar várias coisas legais relacionadas ao Secretariado, inclusive dicas....

    bjo

    Dany

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, gostou das sugestões, deixe seu comentário.Um beijo!

Postagens mais visitadas