Looks para Formatura

Galera....eu estive dando uma olhada num site e encontrei umas coisas bem bacanas em relação ao look de formatura....o post era destinado aos formandos, embora possa ser aproveitado também pelos familiares e convidados. Olhem só:


Chegou a hora da festa e... Da escolha da roupa!
Ao longo de todo o curso você vai pagando a formatura. Um pouquinho todo mês. Uma festa aqui, uma rifa ali e o montante arrecadado vai crescendo sem que você perceba, ou que pese severamente no seu bolso. Mas quando o grande dia se aproxima você se dá conta de um ponto muito importante que poderá causar um verdadeiro rombo no seu orçamento. E no de seu pai, sua mãe, irmãs e irmãos e até mesmo no dos amigos. As roupas para toda a família em todos os eventos de sua formatura. Não é pouco. São muitas roupas; roupas finas e, conseqüentemente caras; roupas de festa que, convenhamos, custa uma pequena fortuna; especialmente para mulheres. Se você é uma formanda que tem mãe e uma série de irmãs, você realmente está correndo o risco de falir toda a família. Mas, não se desespere, existem no mercado boas opções.
Vestido de baile, pouca gente tem no guarda-roupa. Primeiro, pelo que já falamos acima: preço; segundo, porque você não é convidada para tantos bailes assim, é? E se for, não vai ficar repetindo o mesmo vestido em todos. Já o homem pode repetir, mas nem todos podem se dar ao luxo de ostentar um "smoking" no armário. Sendo assim, se você não é filho nem filha de uma "socialite" busque uma solução no aluguel. É... Isto mesmo... Aluguel! E nem pense em torcer o nariz. Os rapazes muito provavelmente já aventaram esta possibilidade. Como não há mesmo muita escolha de modelos e cores para "smokings" - ou mesmo para ternos -, muitas turmas têm decidido por um modelo único para todos os formandos; o que fica até muito bonito e cria um diferencial. Você vê aquela turma toda igualzinha entre si e diferente de todos na festa; imediatamente, e a partir daí, em qualquer lugar você identifica os formandos. Para acompanhar o "smoking" não se usa mais a famosa gravata borboleta, porque o risco de que a turma de formandos seja confundida com os garçons é grande. Hoje é usado um tipo de gravata chamada "plastron"; uma gravata que já vem com o nó pronto. São duas partes fechadas na parte posterior do pescoço com velcro. Mais praticidade do que isto só se você já nascer de gravata.
Alguns locais oferecem roupas para todas as ocasiões, assim você pode escolher a roupa da missa, da colação e do baile, num só lugar. A maioria oferece também os acessórios, como sapatos e bolsas e, até mesmo brincos e gargantilhas.

Palavra de "Expert": Conceição Maciel
A missa pede uma roupa mais despojada. Um “tailleur” de calça ou saia fica perfeito. Também pode-se usar um vestido mais leve, mais simples, sem muito detalhe. Para a colação e o coquetel (se for no mesmo dia) é melhor um vestido mais justo, para não embolar embaixo da beca. Dependendo do que for acontecer depois o vestido pode ter um bordado bem leve, ou um pequeno aplique. Tanto pode ser curto ou longo. Ou de pontas, que tem tido muita aceitação. Para o baile, que é mais requintado, o mais indicado é mesmo o longo. Tanto faz justo ou rodado. Quase sempre as formandas escolhem vestidos com bordados. Para quem gosta de vestidos leves são usados tecidos como a musseline de seda, o gazar, a organza. Quem quer um vestido mais lânguido fica com a musseline, que tem o caimento perfeito e tem também movimento. Quem gosta de um vestido um pouco mais cheio, mais armado, mais rodado pode optar pela organza e também pelo tafetá, que dá um vestido bonito, tanto rodado quanto justo. Em geral as formandas de curso superior gostam de vestidos mais justos com grandes fendas, ou no estilo sereia. Os decotes quase sempre são ousados, podendo ser um grande decote nas costas, ou na frente mesmo. A cava americana também está em voga, especialmente com um tecido transparente acima do busto; o que dá um ar mais sensual. A transparência está muito em moda. Acima do busto e no corpo do vestido (sobre a barriga). E claro, o tomara que caia.
Com vestido bordado o melhor é usar somente brincos. Como é um traje a rigor, os brincos não devem ser muito chamativos. Podem até ser longos, porém têm que ser discretos. Se o vestido tiver um decote bem grande na frente ou for um tomara-que-caia, então pode-se usar uma gargantilha que combine com a cor do bordado. Decotes próximos ao pescoço, com bordado, não admitem nada no pescoço, senão, um interfere no outro.
As cores mais procuradas pelas formandas têm sido o verde petróleo, o azul petróleo, o vermelho, o laranja - para quem é um pouquinho mais ousada - o amarelo, e o eterno preto, que já não é o senhor absoluto, mas ainda tem o seu lugar. A cor do vestido tem que combinar com o tom da pele e dos cabelos. Se a pessoa for morena de cabelos castanhos, ela não pode usar marrom porque só se verá o vestido. Contrastes exagerados também devem ser evitados. A pele negra com vestido branco e a pele muito branca com cabelos muito claros num vestido preto não são o ideal.

O Terno: que bicho é esse?

Tradicionalmente o nome terno remete a um conjunto de três peças: paletó, colete e calça. O nome correto, muito embora desconhecido e nunca empregado, da dobradinha calça e paletó, é costume. Trazemos para nossos caros leitores algumas dicas sobre o uso ideal desse "costume":

  • Tecido - deve estar adequado à estação do ano.
  • Jaquetão - Tradicional e clássico devem ser preferidos pelos mais gordinhos.
  • Paletó de três botões - O mais usado nos dias de hoje.
  • Paletó de quatro botões - Pessoas mais altas e esguias devem adotar este modelo.
  • Comprimento da manga - com os braços estendidos para baixo, ao fechar a mão, a barra do punho deve ficar próxima à altura da palma da mão. O punho da camisa deve ficar não mais que 1 centímetro para fora da manga do terno.
  • Comprimento da calça - na frente a bainha não pode se "dobrar" sobre o peito do pé, porém deve cobri-lo; atrás - acima do salto, porém não no calcanhar.
  • Listras - podem ser usadas as mais finas, tipo risca de giz. As camisas devem ser lisas. Porém, devem ser evitadas as listras mais grossas, tipo "Poderoso Chefão".
  • Gravatas - depende do estilo da pessoa. Use o seu bom senso e não exagere na informalidade. Uma regra é importante: a ponta da gravata deve estar na altura do furo do cinto. Evite gravatas que vão quase até o zíper da calça ou param na altura do estômago.
  • Sapatos - sapato malcuidado, arranhado ou sujo é uma gafe de proporções imensas. O sapato adequado não precisa ser caro ou sofisticado, basta não ser destoante da roupa usada. Para o terno no dia da formatura prefira os sapatos de cor preta. As meias devem ser escuras e podem combinar com a cor do terno
Falando de maquiagem
Escolhida a roupa, passemos para a maquiagem. Conversamos com Léo, designer de cabelos do atelier Conceição Maciel (isso mesmo, dentro do atelier existe um completo salão) e pedimos umas dicas. Preste bem atenção:
A missa, que acontece na parte da tarde, pede uma maquiagem o mais leve possível; nada de muito rubor na pele, e cabelos soltos e naturais. Se você definitivamente não suporta cabelos soltos, o máximo que pode fazer é um rabo de cavalo. Se for no horário nobre (oito horas da noite e proximidades) aí você pode prender o cabelo e fazer uma maquiagem um pouquinho mais marcada, olho OU boca, NUNCA OS DOIS JUNTOS. Para a colação, cabelo solto ou preso de forma simples, de acordo com a beca e o capelo, se for usar. Maquiagem também simples, sem brilho (a beca é muito sóbria para isto). É um gloss e uma sombra de um tom só nos olhos, e já ficou bom pra foto. Agora, no baile, vale soltar a imaginação. Para quem usa muito cabelo solto, prender dá um ar de maturidade. Afinal, o baile de formatura é a chegada a um outro mundo, mais maduro; então você tem que se mostrar. Cabelos presos cacheados não cacheados bem marcados com rolinhos (é, "bobbies"... Pergunte pra sua mãe que ela vai se lembrar... Eles voltaram novamente), apliques para os cabelos curtos. Ou cabelos curtos bem penteados - é bobagem falar que não se penteiam cabelos curtos, combinando principalmente com o decote, que é quem define o cabelo. Cores manchadas, com mechas mais claras. Pretos com mechas vermelhas ou laranjas; vermelhos com mechas louras meio alaranjadas. Bastante "balaiage" só na frente. Maquiagem estilo Chanel bem marcada, bem delineada e com brilho. Olhos bem esfumaçados em tons terra e rosa, pele muito bem feita, boca romântica rosa ou vermelha.
Para os homens, cabelos mais naturais, mas com gel ou mousse. O baile pede cabelo bem marcado, bem delineado, a costeleta, a barba, o cavanhaque, tudo que compõe o rosto tem que estar bem marcado. E quem tem cabelo grande? Gel e rabo de cavalo.

by Dany

Comentários

Postar um comentário

Olá, gostou das sugestões, deixe seu comentário.Um beijo!

Postagens mais visitadas