Mudança de cenário resgata importância do Secretário Executivo para as empresas




O estereótipo clássico da profissão de secretária tem sido modificado ao longo dos últimos anos. O mundo moderno rendeu-se, finalmente, à importância dos profissionais da área de Secretariado Executivo. As empresas de todos os setores e portes (pequeno, médio e grande) têm reconhecido a funcionalidade destes profissionais a ponto de, a cada dia, aumentar o número nos quadros de funcionários.
Há poucos anos, os profissionais desta área tinham apenas a função de assessores. Ou seja, eram, literalmente, executores de ordens. Hoje, a profissão está consolidada e o secretário executivo é fundamental na comunicação da empresa, é responsável pelo fluxo de informações e preparo de eventos e cerimoniais, exerce a função de gestor e, em casos especiais, pode assumir as tarefas do executivo. “Os benefícios com a contratação de um profissional de Secretariado Executivo são inúmeros. A empresa vai ganhar em questões de qualidade, agilidade e tempo. Com certeza, um profissional no quadro é resultado de gestão profissional”, afirma Maria Cecília Pilla, diretora do curso de Secretariado Executivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Mas, para conquistar um espaço no competitivo mercado de trabalho e uma posição de destaque em uma empresa, o profissional precisa estar preparado. O primeiro passo é a graduação de Secretariado Executivo. Durante os três anos de curso, o aluno irá ter uma formação global, desde Línguas (Português, Inglês e Espanhol), Informática, Psicologia, Matemática e Estatística, até noções de Direito, Ética e Administração. “Durante o curso, nós realizamos intercâmbios internacionais e o estágio é obrigatório. É comum o estudante começar como estagiário, mostrar suas qualidades e a importância deste profissional para a empresa e, ao término do curso, ser contratado”, enfatiza Maria Cecília.
Outro ponto positivo da profissão é a abertura e crescimento do mercado paranaense. Diferente de outras profissões, que ao término da faculdade os alunos precisam procurar emprego nos grandes centros, um secretário executivo tem vaga garantida sem sair de sua cidade. O mercado tem crescido a cada dia e Curitiba acompanha essa tendência. A maioria dos alunos termina o curso com garantia de emprego em empresas importantes e com remuneração variando de R$ 600,00 a R$ 1.500,00. Em Curitiba, a PUCPR, Facinter, UniBrasil e a UniAndrade oferecem o curso de Secretariado Executivo.
Preconceito
Apesar do cenário estar em crescimento para a profissão de Secretariado Executivo, reconhecida por lei desde 1985, nem tudo é positivo. Uma das lutas dos profissionais é quanto ao preconceito de que apenas mulheres podem exercer a função.
O número de alunos do sexo masculino nos bancos das faculdades tem aumentado a cada ano. E, na execução das tarefas, a qualidade profissional é a mesma. Porém, muitas empresas ainda relutam com a contratação de profissionais homens para a função. “O bom secretário executivo é aquele que tem respostas para as questões que se apresentam no dia-a-dia e capacidade para tomar decisões indispensável", finaliza a diretora do curso da PUCPR.

By Ane.

Comentários

Postagens mais visitadas