Jogo da Alemanha foi motivo de festa em São João do Oeste/SC



Capital Catarinense da Lingua Alemã preparou grande festa para assistir o confronto pelas semifinais da Copa do Mundo.

Na tarde desta quarta-feira às 15h30, horário de Brasília, a seleção alemã encarou os espanhóis valendo vaga para a decisão da Copa do Mundo. Em São João do Oeste foi um dia especial para reunir as famílias e torcer para a Alemanha. Na Cidade local, 96% da população se comunica no idioma germânico, o que lhe deu o título de capital catarinense da língua alemã. São João do Oeste também sustenta o título de ser o município com o menor índice de analfabetismo do Brasil com menos de um porcento da população acima de 15 anos analfabeta. Fica bem distante dos índices nacionais que apontam um percentual de 10,5%, segundo o Ministério da Educação. Para esse jogo decisivo a população se reuniu na praça da matriz, no centro da cidade. A comissão organizadora da 2ª Semana Alemã, evento que inicia no domingo dia 18 e encerra no dia 25 de Julho,  disponibilizou gratuitamente 50 litros de chopp para a população que compareceu ao local. No local foi instalado um  telão e além da música ao vivo para animar os presentes. O prefeito municipal, Sérgio Theisen, decretou ponto facultativo a partir das 15h15 e grande parte dos estabelecimentos comerciais fecharam as portas na hora do jogo.

Vitrine-Luvani Confecções

Segundo o assessor de imprensa da prefeitura, teve também a presença da RBS TV e do Diário Catarinense, que registram o acontecimento da região Oeste do Estado. Os trajes típicos, as bandeiras, vuvuzelas, o chopp, spritz würst e a cuca  típica alemã foram ingredientes especiais do ambiente.

Lilliam Kipper com um caneco de Chopp!

A cidade está enfeitada com bandeiras e o comércio decorou as vitrines para impressionar os visitantes que vêm conhecer a semana alemã, evento organizado pela prefeitura, associação cultural alemã e grupo de danças local. O jogo da seleção alemã foi  um evento de pré-aquecimento para a extensa programação da segunda Deutche Woche que inicia no dia 18 de julho e que deve trazer muitas pessoas para a cidade.


Fonte: Globo Regional/ Prefeitura de São João do Oeste.



By Ane.

Comentários

Postagens mais visitadas