Qual a função da Secretária Executiva dentro de um Organização.
“Uma secretária é a assistente de um executivo, a qual possui as habilidades técnicas da sua profissão, que comprova a capacidade de assumir responsabilidades, mesmo sem instrução direta, que possui iniciativa e capacidade de discernimento e toma decisões independentes dentro da área de responsabilidade que lhe foi transferida, a fim de auxiliar o executivo no cumprimento de suas tarefas complexas.”
O trabalho administrativo e o papel que cada secretária (o) tem na sua empresa depende muito do contexto onde se enquadra, para diferentes tipos de empresa, diferentes tipos de necessidades e são a essas necessidades que o profissional de secretariado terá de se enquadrar no exercício do seu trabalho.
Uma possível classificação do secretariado é a seguinte:
•Secretariado de Direção ou Executivo (ou centralizado): este secretariado assegura por iniciativa própria a rotina de um gabinete. Poderá ter pessoal executivo às suas ordens.
Podemos dividir o Secretariado de Direção ou Executivo em 3 classes:
1.Secretária Executiva – assegura as ligações entre o seu superior hierárquico e as outras pessoas dentro e fora da empresa. Resolve questões administrativas de pormenor, inclusivamente de carácter confidencial. A titular do cargo actua com uma margem de autonomia e iniciativa bastante grande, o que requer um grau elevado de conhecimentos, competência e prática de secretariado. Pode, eventualmente, coordenar o trabalho de um grupo de secretárias.
2.Assistente de Direção – colaborador de um Director, assegura a ligação do quadro superior com o respectivo “staff”, os restantes colaboradores da empresa e com o exterior. A sua missão inclui tarefas importantes de recolha, selecção, tratamento e difusão da informação, planificação, gestão do tempo que envolvem um nível de responsabilidade elevado.
3.Assessor(a) de Direção e Administração – “estuda, analisa e recomenda medidas a implementar no domínio da sua especialidade, num departamento comercial, industrial, governamental ou outro, utilizando os seus conhecimentos e competências nesse domínio, entre outras funções, recomenda com base nos estudos e analises efectuadas, alterações aos modelos, métodos, normas e procedimentos existentes. Analisa dossiers e outros dados para verificar se os objectivos pretendidos são alcançados, redige os respectivos relatórios”.
•Secretariado Descentralizado – as suas funções distribuem-se por várias pessoas com igual formação e responsabilidade que asseguram todo o trabalho base, quer dos vários departamentos existentes na empresa, quer do secretariado de direção.
•Secretariado Geral – o secretariado de gestão é um órgão composto por vários elementos (só é viável em empresas de grande dimensão) que age em nome da direção e que estabelece a comunicação entre este órgão e todos os existentes na empresa. Poderá ter pessoal executivo às suas ordens.
By Ane.
O trabalho administrativo e o papel que cada secretária (o) tem na sua empresa depende muito do contexto onde se enquadra, para diferentes tipos de empresa, diferentes tipos de necessidades e são a essas necessidades que o profissional de secretariado terá de se enquadrar no exercício do seu trabalho.
Uma possível classificação do secretariado é a seguinte:
•Secretariado de Direção ou Executivo (ou centralizado): este secretariado assegura por iniciativa própria a rotina de um gabinete. Poderá ter pessoal executivo às suas ordens.
Podemos dividir o Secretariado de Direção ou Executivo em 3 classes:
1.Secretária Executiva – assegura as ligações entre o seu superior hierárquico e as outras pessoas dentro e fora da empresa. Resolve questões administrativas de pormenor, inclusivamente de carácter confidencial. A titular do cargo actua com uma margem de autonomia e iniciativa bastante grande, o que requer um grau elevado de conhecimentos, competência e prática de secretariado. Pode, eventualmente, coordenar o trabalho de um grupo de secretárias.
2.Assistente de Direção – colaborador de um Director, assegura a ligação do quadro superior com o respectivo “staff”, os restantes colaboradores da empresa e com o exterior. A sua missão inclui tarefas importantes de recolha, selecção, tratamento e difusão da informação, planificação, gestão do tempo que envolvem um nível de responsabilidade elevado.
3.Assessor(a) de Direção e Administração – “estuda, analisa e recomenda medidas a implementar no domínio da sua especialidade, num departamento comercial, industrial, governamental ou outro, utilizando os seus conhecimentos e competências nesse domínio, entre outras funções, recomenda com base nos estudos e analises efectuadas, alterações aos modelos, métodos, normas e procedimentos existentes. Analisa dossiers e outros dados para verificar se os objectivos pretendidos são alcançados, redige os respectivos relatórios”.
•Secretariado Descentralizado – as suas funções distribuem-se por várias pessoas com igual formação e responsabilidade que asseguram todo o trabalho base, quer dos vários departamentos existentes na empresa, quer do secretariado de direção.
•Secretariado Geral – o secretariado de gestão é um órgão composto por vários elementos (só é viável em empresas de grande dimensão) que age em nome da direção e que estabelece a comunicação entre este órgão e todos os existentes na empresa. Poderá ter pessoal executivo às suas ordens.
By Ane.
Boa tarde ane, me chamo Alessandra Castro, adorei seu blog, eu estou me formando em secretariado executivo, e estou escolhendo minha área de atuação, preciso de uma ajudinha, se vc poder mandar material sobre ASSISTENTE DE DIREÇÃO DE UMA EMPRESA, eu vou ficar muito agradecida, pode ser dicas de onde encontro também, isso vai ser muito importante pra mim, obrigada.
ResponderExcluirpode enviar no e-mail. investimentocorreto@hotmail.com
desde já se vc puder ou não, eu agradeço!