Restauração de um móvel

Típica de uma região do sul da França, a Pátina Provence, é também conhecida como pátina provençal. Móveis de madeira revestida com tinta branca e posteriormente desgastada dão charme, leveza e um certo romantismo à decoração.

Assim como outras técnicas de pintura especial, a pátina Provence ganhou com o tempo muitas variações, mas um de seus segredos está na aplicação da cera.

Como Fazer:
•Se o móvel for antigo ou usado, lixe o móvel com a lixa nº 100, e depois com a nº 150, para remover todos os resíduos antigos.
•Retire o pó e aplique por toda peça uma camada de seladora (diluída em thiner na proporção de 2 para 1). Deixe secar e passe a lixa nº 180.
•Aplique cera em pasta incolor apenas em algumas partes – os pontos que mais sofrem a ação do tempo, como cantos, puxadores, quinas…
•Usando um pincel macio, passe uma camada de tinta látex branca (diluída em 10% de água). Deixe secar por oito horas antes de começar o trabalho de desgastar com lixa.
•Passe a lixa nº 180 nos pontos onde houve aplicação da cera, para obter o efeito de tinta lascada. Para que a reprodução das lascas fique perfeita, na hora de lixar, faça movimentos em um único sentido. Encere toda a peça para impermeabilizá-la.

A peça fica totalmente com outro aspecto, velha porém novinha.

 
Um móvel deste hoje é muito valorizado.
 
Um charme para na sua sala.

Beijinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas