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Boa comunicação e metas comuns são os segredos para que o trabalho em equipe renda resultados

O trabalho em equipe é indispensável nas grandes empresas. Para funcionar, os gestores têm apostado na comunicação como principal instrumento de trabalho. Segundo a psicóloga organizacional Thays Borba, consultora de recursos humanos da Talenttus RH, o trabalho em equipe é, antes de tudo, um modelo de gestão, mantido pelo empenho das lideranças. Para que funcione, é preciso que todos estejam motivados e em busca de um mesmo resultado.

Quando Fernando Di Diego assumiu a gestão de um pequeno grupo no Sicredi, descobriu que o diálogo não seria apenas com essa equipe. Como coordenador de produtos, Di Diego é responsável pelo desenvolvimento de novos serviços que são oferecidos aos associados da cooperativa de crédito. E, para que realmente sejam interessantes, os novos itens precisam ser criados e discutidos em conjunto.
– Os associados da nossa cooperativa só compram e vendem aquilo que ajudaram a construir, porque percebem que é um produto feito para atender às próprias necessidades – explica Viviane Furquim, gerente de gestão de pessoas do Sicredi.
A cooperativa organiza reuniões, grupos de discussão e leva em conta até as conversas informais durante o trabalho para implementar novos produtos. O espaço para debate traz contribuições de membros de diferentes áreas e tempo de empresa.
– Um de nossos produtos só chegou ao formato final pelas sugestões de uma colega que estava há poucos meses conosco – salienta Di Diego.
O coordenador se refere à colaboradora Vanessa Lattuada, recém-integrada à equipe na época e agora com dois anos de Sicredi. Ao lado dos colegas, Vanessa explica que só foi possível apresentar suas propostas porque havia muita liberdade com o gestor. Até as reuniões passaram a ser mais informais: quando é necessário, todos viram as suas cadeiras para o centro da sala. O suficiente para que a conversa e soluções comecem a aparecer.
A comunicação é o que, para Rosana Michel, diretora de recursos humanos e uma das proprietárias da Hunting RH, diferencia uma equipe de um grupo de pessoas. Segundo a especialista, é fundamental que todos tenham um objetivo comum e estejam em busca de metas específicas. Quando os envolvidos conseguem concentrar suas capacidades individuais no trabalho, o resultado é um ganho de criatividade. Com isso, veem soluções novas para problemas que poderiam atormentar um único indivíduo, por mais capaz que fosse.
Mas uma equipe não se faz sem o ambiente propício: um cenário no qual as ideias possam ser discutidas e todos sejam desafiados constantemente é o caminho para que o grupo permaneça coeso, lembra Doralicio Siqueira, psicólogo e diretor de marketing da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG). Para isso, os gestores precisam saber delegar tarefas sem medo de perder o controle dos funcionários, o que só é possível quando há confiança.
– Distribuir as tarefas também significa estar ciente de que o empregado pode errar, mas que esse é um meio para que toda a equipe possa crescer – salienta Di Diego.
O sucesso da equipe é medido não só pelo êxito no trabalho, mas também pelo feedback. E é importante que o diálogo esteja presente no momento do retorno: o gestor precisa saber não apenas avaliar o funcionário, mas escutar o que tem a dizer, alerta Siqueira.
Rosana ressalta que cabe aos gestores a tarefa de salientar os pontos fortes de todos os integrantes da equipe, além de nunca fazer comparações entre colegas e ajudar a desenvolver nos funcionários a humildade e a necessidade de cooperação e de ajuda mútua.

Fonte Zero Hora (12/09/2010   09h55min)

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