Chipas Paraguaias


Confira a receita




Ingredientes:

500g de fécula (ou polvilho doce)
125g de margarina
250ml de leite
320g de queijo caipira curado sem sal
3 ovos
20g de sal



Modo de fazer:

Juntar todos os ingredientes (exceto a fécula);
Dar o ponto adicionando a fécula aos poucos;
Dividir a massa (100g) criando ferraduras e colocar em forma untada de óleo;
Levar ao forno (200 ºC) por cerca de 20 minutos, ou até ficarem levemente douradas.


           Chipas Paraguaias

           A chipa paraguaia, salgado de queijo, pode até não ser popular no Brasil. Mas quem prova, vira fã. Não são todas as padarias que oferecem. O salgado, feito a base de polvilho e queijo, é típico do Paraguai e, por aqui, encontrado com facilidade apenas no Mato Grosso do Sul.

 
           Qual é a diferença do pão de queijo?
           Isso é o que todos perguntam. "É muito comum a confusão, não raro no atendimento nos deparamos com clientes, geralmente de outros estados, que querem saber", diz Adriano Toscano Jr. da Padaria Toscano, em Campo Grande. "A chipa leva mais queijo", explica, lembrando que os ingredientes são quase os mesmos, mas o modo de fazer, diferente. E o formato: a chipa lembra uma ferradurinha.
          O fato de ter se tornado popular no Mato Grosso do Sul faz parte da história: o estado já teve muitos imigrantes paraguaios, principalmente na época da Guerra do Paraguai. Adriano explica que a cultura deste país - assim como a do Brasil - tem influência indígena. "A nossa deliciosa chipa, feita com fécula de mandioca (o polvilho doce), leite, queijo e ovos, é conhecida no Paraguai por chipá", diz. Isso porque, claro, existem mil e uma variações do pão paraguaio.

 


Fonte: GNT Gourmet 03/10/2010

Comentários

Postagens mais visitadas