Sobremesa: Banana com creme de Baunilha e Caramelo


Sobremesa de Banana com Creme de Baunilha e Caramelo



Eu adoro salada de frutas, sobremesas, bolos ou tortas que levem banana como ingrediente, e não resisti quando encontrei esta receita em minhas viagens virtuais. 
Com certeza entrará na minha lista de receitas preferidas, fácil de fazer e deliciosa para saborear. Enquanto traduzia a receita, fiquei imaginando e tentando descobrir o gosto que teria um creme de baunilha com caramelho banana e chantilly.

Aí vai a receita!

Ingredientes:
Creme de Baunilha
1/2 de xícara de açúcar 
2 colheres de sopa de manteiga 
1 colher ( sopa) de essência de baunilha 
1/4 de xícara de amido de milho
1 pitada de sal 
3 xícaras de leite integral 
2 ovos
Como preparar o creme:
Em uma tigela bata os ovos e reserve. Misture o açúcar, o amido e milho e o sal em uma panela, vá derramando aos poucos o leite, mexendo de forma suave e lenta. Cozinhe em fogo médio até engrossar, sempre com cuidado para não formar bolinhas. Depois, pegue algumas colheres deste creme e adicione nos ovos batidos e reservados, misture bem, depois acrescente os ovos no primeiro creme que você acabou de cozinhar. Leve novamente para o fogo baixo e volte a cozinhar, depois de levantar fervura, acrescente a manteiga e a baunilha, mexa e deixe esfriar.
Depois de completamente fria, coloque na geladeira, e para não criar uma pelezinha por cima, coloque papel filme.

Para fazer a farofa:

Ingredientes

1 1/2 xícara de biscoito grosseiramente triturados ( pode ser bolacha maria)
1/3 de xícara de manteiga, derretida
1 colher de sopa de açúcar

Como preparar a farofa:

Coloque os biscoitos dentre uma saco plástico e feche, depois com um batedor bata nos biscoitos para quebrarem. Retire os biscoitos e em uma tigela de vidro como os biscoitos, a manteiga derretida e o açúcar, e misture tudo até estar bem incorporado. Despeja em uma refratária e leve ao forno 350 graus e deixe por 10 minutos ou até dourar.
Deixe esfriar.


Caramelo

Ingredientes:

1 xícara (chá) de açúcar½ xícara (chá) de água200 g de creme de leite de caixinha


Modo de preparar o caramelo:


Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame.




Para Montar:

Uma camada da farofa, uma camada de creme de baunilha com rodelinhas de banana e a calda de caramelo e chantilly,  assim sucessivamente você vai fazendo até chegar no topo da taça.
As rodelinhas de banana que ficam por cima devem ser colocadas somente na hora de servir, para evitar que ressequem  ou fiquem escuras.


Servir gelado e receber elogios!






Comentários

Postagens mais visitadas