Crème Brûlè para a Páscoa




O Domingo de Páscoa merece uma sobremesa muito especial.


Ingredientes:

• 2 e ½ xícaras (de chá) de creme de leite fresco
• ¾ de xícara (de chá) de açúcar
• 1 fava de baunilha
• 6 gemas peneiradas
• açúcar (o suficiente) para polvilhar

Modo de preparo:
Aqueça o creme de leite em fogo brando com a metade do açúcar e as sementes da baunilha. À parte, misture o restante do açúcar com as gemas. Então, despeje um pouco do creme de leite aquecido sobre o creme de gemas, mexa rapidamente e retorne a mistura ao fogo brando, mexendo sempre até obter um creme aveludado, mas sem ferver. Retire do fogo e resfrie imediatamente, mergulhando o fundo da panela em um recipiente com água gelada e gelo. Feito isso, distribua o creme em recipientes de porcelana e asse-o em banho-maria, em forno preaquecido em temperatura média (180 °C) por cerca de 55 minutos, mas sem deixar ferver enquanto assa. Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas. Por fim, polvilhe o açúcar sobre o creme e queime com o auxílio de um maçarico culinário. Sirva em seguida.

Dicas:
• Se preferir, substitua a fava de baunilha por 1 colher (de sopa) de essência de baunilha, que deve ser acrescentada assim que retirar o creme do fogo.
• Se não tiver maçarico, no momento de servir, prepare uma calda vidrada, misturando 1 xícara (de chá) de açúcar com ½ xícara (de chá) de água. Em uma panela, leve ao fogo até obter uma calda em ponto de caramelo, despeje imediatamente sobre os cremes já gelados (o suficiente para cobrir, formando uma fina camada de caramelo) e aguarde 2 minutos para o caramelo endurecer. Sirva em seguida.

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo:
 5h30 minutos


Fonte:

http://www.figurinonoivas.com.br/materia/1450/creme+brulee

Comentários

Postagens mais visitadas