Chipas Paraguaias



Ontem resolvi procurar uma receita que minha Tia fazia muito nos tempos em que não saia da casa dela para visitar minha prima Lilliam. Parece um pão de queijo, mas só o formato já nos remete a algo diferente, sem falar que é muito saboroso.
As chipas são originárias do Paraguai, nosso país vizinho, não sei como minha Tia tem a receita, mas nem vem ao caso, por que são deliciosas e faziam sucesso nas rodas de chimarrão e nos finais de tarde.
 Encontrei uma receita na internet, mas procurei seguir a original da minha Tia.

Quando fui comprar o queijo fiquei na dúvida e liguei pra Tia porque no super tinha no mínimo uns 8 tipos diferentes de queijo e com essa quantidade de marcas e tipos já não sabia mais qual escolher. Ela disse que poderia ser qualquer um, mas que fosse conforme meu paladar, na verdade não sou muito fã de queijo, mas adoro um pão de queijo. 
Entre tantas marcas de mussarela comprei o da Sadia ( não tinha Lac Lelo), exatamente 400 gramas, para não errar a receita.
E lá me fui faceira da vida pra fazer chipas.

Olha a receita aí em baixo.

400 g de queijo mussarela ralado ( pode ser meia cura ou a seu gosto)
4 xícaras (chá) de polvilho azedo
meia xícara (chá) de manteiga
5 ovos ligeiramente batidos
meia colher (sopa) de royal


Como preparar

Em um recipiente médio, rale o queijo no ralador fino, acrescente os ovos batidos, a manteiga derretida, uma pitada de sal e o fermento.
Misture todos os ingredientes com um garfo até incorporar tudo, depois derrame a massa no tabuleiro ou no mármore, e sove bem até obter uma massa que solte das mãos. 
A quantidade de polvilho pode variar, pois depende também do tamanho dos ovos, mas não se preocupe, quando soltar das mão e a massa ficar fácil para modelar não precisará mais usar polvilho.
Com as mãos, modele as chipas em formato meia-lua, coloque-as em uma assadeira (sem untar), deixando espaço entre elas, e leve para assar em forno médio-alto (180 °C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourarem levemente.
Em temperatura de 180º deixei aproximadamente 15 minutos.
 Sirva as chipas quentes ou mornas, acompanhada de bom café ou chocolate quente no inverno.

E hoje pela manhã no escritório não poderia deixar de ter chipas com café....Huuumm assim fica muito fácil trabalhar.

Espero que gostem também!

Comentários

  1. Oi prima, sempre quis saber como são feitas a Chipas!!! Adorooooooo
    Vou tentar fazer este findi,pelo visto é bem fácil de fazer!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, a receita é muito fácil e não tem erro. Espero que goste, ir para a cozinha é um anti-stress!! Bom Final de semana prima.
    Beijoss.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, gostou das sugestões, deixe seu comentário.Um beijo!

Postagens mais visitadas