Como lavar travesseiros



LAVAGEM À MÁQUINA

Lave apenas dois travesseiros por vez e coloque-os sempre na posição vertical. Use um sabão líquido para roupas delicadas e se o travesseiro for branco, pode até arriscar algumas gotas de alvejante. Use água fria no processo e ignore o amaciante. Por mais que a gente pense que ele vai deixar o travesseiro macio e cheiroso, seu uso não é indicado.
O ciclo de lavagem também tem que ser o de roupas delicadas. Enxágue pelo menos duas vezes para tirar todo sabão e depois pode centrifugar também mais duas ou três vezes para tirar todo excesso de água. Entre uma centrifugação e outra, dê uma afofada na peça.

LAVAGEM À MÃO

Encha uma bacia com água fria, sabão líquido e algumas gotas de alvejante (repito: só se seu travesseiro for branco).
Mergulhe o travesseiro e esqueça ele lá por mais ou menos meia hora. Depois, aperte a peça, pedacinho por pedacinho, para ajudar a espalhar o sabão líquido e deixá-la bem limpinha. Enxágue em água limpa pelo menos três vezes para tirar todo sabão.
Acabando esse processo, não torça o travesseiro! Sei que nosso instinto é pedir pro maridão segurar uma ponta e você virar a outra, mas contenha-se e coloque-o de lado! Torcer só vai deformar o travesseiro e ninguém quer dormir com a cabeça pendendo para o lado, certo?

SECAGEM

Seque o travesseiro sempre na posição horizontal, preferencialmente apoiado sobre algumas cordas do varal.
E pode usar secadora? 
Muita gente diz que não, mas a questão é meio controversa. Já li muitos artigos, principalmente de sites americanos, incentivando a secagem em secadora de roupas. A orientação neste caso, é de se colocar duas bolinhas de tênis limpas dentro da máquina, para deixar o travesseiro fofinho e evitar que empelote. Só cuide para que sejam bolinhas limpas e também velhas para não correr o risco de ganhar manchas amarelas fluorescentes…
Ah! E quando achar que o travesseiro já secou, deixe-o por mais algumas horas (se precisar até dias) em um ambiente sem umidade, pois adivinha só? Ele provavelmente ainda não estará seco por dentro! Só não o coloque no sol. Ao contrário do que acontece com a roupa, o sol, neste caso, não vai matar os microorganismos da superfície.

Nos travesseiros, a moradia dos ácaros e microorganismos é na parte de dentro. Se for exposto ao sol, a parte interna será aquecida e lá é um ambiente repleto de umidade, resíduos e a  elevação de temperatura, neste caso, só vai aumentar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, resultando naquelas famosas manchas amareladas.

Veja mais algumas dicas:

  1. Coloque os travesseiros na vertical, dentro da máquina. Procure não colocar mais de dois.
  2. Água fria é melhor.
  3. Coloque-os para secar sempre na posição horizontal, e nunca no sol.
  4. Nunca utilize a secadora.
  5. Nunca torça um travesseiro para secá-lo.
  6. Nunca use amaciante.
  7. Use o ciclo para roupas delicadas.
  8. Sabão líquido é melhor que sabão em pó, pois não deixa resíduos.
  9. Repita o ciclo de enxague duas vezes para remover o sabão completamente.
  10. É imprescindível deixar que o travesseiro seque por completo.

Já lavei travesseiros à mão e na máquina (à mão eles correm menos o risco de deformar, apesar de não ter acontecido com os meus), mas hoje prefiro a praticidade da lavanderia principalmente no que diz respeito à secagem. A frequência de limpeza deve ser de seis meses.


 Travesseiros são laváveis ou não:
Laváveis:
Travesseiro de Látex
Travesseiro Fresh Plano
Travesseiro Fresh Plano e Perfurado
Travesseiro Altura Regulável Látex
Travesseiro Altura Regulável Fresh
NÃO laváveis:
Travesseiro NASA
Travesseiro de Molas
Travesseiro Fresh Anatômico
Travesseiro Altura Regulável NASA
Travesseiro de Flocos de Látex
Travesseiro de Flocos de Visco


Fonte:
http://home4two.com/
http://www.onegoodthingbyjillee.com/2013/02/how-to-wash-whiten-yellowed-pillows.html

Comentários

Postagens mais visitadas