A Gravidez o trabalho.




Devo parar de trabalhar durante a gravidez?

Não há por que parar de trabalhar uma vez que você esteja tendo uma gravidez normal, sem maiores riscos. É importante, contudo, ter certeza de que o tipo de ocupação que você exerce, assim como as condições de trabalho, não põe em risco sua saúde ou a do bebê. 

Se você tiver uma função com carteira assinada, é fundamental contar para o seu empregador o quanto antes que está grávida a fim de contar com toda a proteção legal. Segundo a legislação trabalhista (CLT) do Brasil, isso quer dizer: 

Assim que sua empresa souber que você está grávida, não pode haver demissão arbitrária ou sem justa causa durante toda a gestação e os primeiros cinco meses após o parto você pode pedir uma transferência se o seu trabalho representar algum risco a você ou ao bebê (é necessário atestado médico comprovando isso) e, depois do término da licença-maternidade, poderá voltar a exercer sua função original quando for realizar exames de pré-natal ou quaisquer outros relacionados à gravidez durante o período do trabalho, terá até seis faltas justificadas (é necessário apresentar uma "declaração de comparecimento", que você deve pedir ao médico ou ao posto de saúde)  no caso de um acontecer um aborto espontâneo até a 22a semana, a mulher tem direito a duas semanas de repouso remunerado (também é preciso apresentar atestado médico); a partir de 23 semanas, a funcionária tem direito à licença-maternidade total no caso de perder o bebê.


O que posso fazer para me cuidar enquanto estiver trabalhando?

Questões de saúde e segurança no trabalho não estão só relacionadas a problemas físicos, que são mais óbvios, mas também a níveis de estresse, a posição que você fica durante o dia todo, viagens e até a quantidade de barulho a que se expõe. 

Mesmo que seu emprego não exija que você fique horas a fio de pé, é sempre bom lembrar de pequenos gestos que ajudarão você a se sentir mais confortável no seu dia-a-dia. Entre outras medidas simples.

Faça intervalos regulares: coloque os pés para cima se trabalha bastante tempo de pé, ou fique de pé e caminhe a cada duas horas se passa a maior parte do tempo sentada (isso ajuda a diminuir o inchaço de pés e tornozelos); aproveite a pausa para se esticar bem e também prevenir dores nas costas

Descanse sempre que puder: quanto mais fisicamente cansativo for seu trabalho, mais fundamental é reduzir o ritmo fora do ambiente de trabalho; você precisa se poupar o máximo possível pelo bem do bebezinho que está crescendo dentro da sua barriga; se você estiver se sentindo exausta no meio do dia de trabalho, às vezes dá para escapar na hora do almoço até o carro para uma rápida soneca de 15 minutos para recuperar a energia (se a coisa apertar, até banheiro vale!)

Escolha sapatos confortáveis e roupas que não apertem nos lugares errados: se você busca inspiração, confira nossa galeria de fotos com sugestões de peças básicas que toda grávida deve ter; vale a pena também usar meia-calça com compressão para prevenir ou amenizar varizes 

Não pular refeições: se não, você com certeza vai ouvir seu corpo reclamar; veja nossas dicas de alimentação para quem trabalha e os sins e nãos na hora de comer fora; não esqueça também de fazer lanchinhos com frequência para evitar os enjoos e aquela queimação no estômago; inclua alimentos ricos em fibra na sua dieta para combater o intestino preso.

Beba bastante água: mantenha um copo cheio por perto e volte a encher sempre que ele estiver vazio (isso permitirá também que você faça mais pausas e vá ao banheiro; nunca fique segurando o xixi, já que grávidas são mais suscetíveis a infecções urinárias)

Fique de olho em movimentos repetitivos: grávidas têm mais chances de desenvolver síndrome do túnel do carpo, então faça o possível para limitar tarefas repetitivas que possam acabar provocando dor
reduzir o estresse: muita vezes é impossível eliminar o estresse do trabalho, por isso cabe a você buscar formas de administrá-lo, seja através de exercícios de respiração, uma boa alongada no corpo ou simplesmente uma volta fora do escritório para arejar a cabeça dizer não às horas extras, especialmente em ocupações que exigem mais do físico

Aceite ajuda: se os colegas querem dar uma colher de chá para você, aceite de bom grado e pense em como você é sortuda de ter tal apoio no trabalho; esse é um momento raro e especial da sua vida e não tem por que fingir que não tem nada de diferente acontencendo.

Vou poder trabalhar até o dia do parto?

Você pode trabalhar até quando quiser, já que a licença maternidade só começa quando você decidir -- pode ser até 28 dias antes do parto. Se tiver algum problema médico, poderá ampliar o repouso duas semanas antes e duas semanas depois do parto (com apresentação de atestado). 

A verdade é que no final da gravidez, mesmo sem nenhum problema específico, é comum a mulher se sentir cansada mais rapidamente, por isso deve se resguardar o máximo possível. Não é hora de bancar a mulher-maravilha e querer dar conta de tudo. 

Se puder começar a licença maternidade uma ou duas semanas antes da data prevista para o parto, faça isso, para ter tempo de descansar, se preparar e, por que não, se mimar um pouco. Lembre-se de que por um bom período depois de o bebê nascer será difícil ter tempo para você mesma... 

É perigoso continuar com um trabalho que exige muito do físico?

Pode sim ser perigoso no fim da gestação manter um ritmo de trabalho físico muito intenso. Se o seu emprego exige atividade física exaustiva, lembre de que você tem direito a pedir para ser transferida para uma outra função temporariamente. Converse com seu médico sobre isso e não deixe de seguir a orientação dele, mesmo que você esteja se sentindo bem. 
Caso o obstetra ache melhor diminuir o ritmo, ele vai dar um atestado para que você entregue a seu chefe. 

Alguns estudos já demonstraram que grávidas com ocupações mais pesadas, incluindo, por exemplo, levantar peso, ficar de pé por muitas horas ou até trabalhar demais, são mais propensas a ter pressão alta na gravidez, parto prematuro e bebês de baixo peso. 

Há algum risco associado a trabalho no computador?

Não há provas científicas de que o computador possa causar algum mal para o desenvolvimento do bebê. Só não vá esquecer de fazer pausas e se levantar com frequência da cadeira para estimular a circulação sanguínea e evitar inchaço nos pés e pernas. 

É melhor me afastar do trabalho se eu tiver qualquer complicação?

Claro que vai depender da sua condição e só o seu médico saberá avaliar qual o melhor caminho a tomar se existir uma complicação na gravidez. Mas é bem possível que você seja aconselhada a parar se:
já tiver dado à luz prematuramente a mais de um filho
estiver com diabetes, pressão alta ou pré-eclâmpsia
tiver histórico de abortos prematuros ou de insuficiência do colo uterino
estiver esperando gêmeos.

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas