Alimente sua pele!





A pele é o maior órgão do corpo e é a fronteira entre o eu e o não eu. Ela tem como função nos proteger de corpos estranhos, mas também tem a capacidade de absorção de substâncias, portanto devemos ter cuidado com o que passamos nela.

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a alimentação, principalmente com os alimentos industrializados, conferindo quais os ingredientes que serão ingeridos. 

Mas você já leu os ingredientes do seu hidratante ou desodorante? E se leu, não ficou pelo menos curioso (se não preocupado!) com nomes do tipo cloridrato de alumínio e petrolato?

A pele come
Algumas medicinas integrativas dizem que não deveríamos passar na pele algo que não colocaríamos na boca. E alguns ingredientes, que normalmente moram em sua cozinha, podem se mudar para o banheiro e fazer maravilhas na sua pele!

Mel: é excelente antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante, adstringente e hidratante.
Receita: experimente usar o mel (de preferência orgânico) como sabonete líquido para o rosto. 

Farinha de Aveia: deixa a pele macia e ajuda a equilibrar seu pH.
Receita: você pode experimentar colocar um punhado de farinha de aveia em sua banheira (é excelente para bebês e crianças) para deixar a pele supermacia ou misturar com um pouco de mel para fazer uma máscara esfoliante e nutritiva no rosto (aplique em toda a face, deixe por 15 minutos e depois retire, com movimentos circulares e água morna).

Açúcar: excelente esfoliante para o corpo.
Receita: para um esfoliante um pouco mais elaborado (e supercheiroso!) experimente misturar 1 xícara de açúcar (de preferência orgânico), 1/2 xícara de óleo de coco derretido, 4 colheres de sopa de óleo de amêndoas ou semente de uva, 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha e 15 gotas de óleo essencial de lavanda (não confunda com essência!!). Misture tudo em um frasco com tampa e use no banho, com movimentos circulares por todo o corpo.

Vinagre de Cidra: equilibra o pH e limpa resíduos do cabelo.
Receita: misture 1/2 xícara de vinagre de cidra (de preferência orgânico) em 1 litro de água filtrada e use como último enxágue do cabelo no banho. Não se preocupe que o cheiro de vinagre sai em pouquíssimo tempo!


Vale a pena experimentar uma destas receitas simples e fáceis de fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas