Bolo Gelado de Abacaxi da Rita Lobo.




Esta receita é simplesmente uma tentação para quem aprecia frutas no bolo. No ano passado quando comemorei meu aniversário, encomendei na Oficina do Doces um bolo com estes mesmos ingredientes, mas com o nome de Torta Mineira. Esta versão é muito parecida com o colchão de noiva que é feito diretamente na travessa. Torta Mineira ou Bolo Gelado de Abacaxi posso dizer que são Maravilhosos...
Abaixo os ingredientes e o passo a passo para você fazer em casa esta Delícia!


PARA O CREME

Ingredientes

1 lata de leite condensado 
1 xícara (chá) de leite 
3 gemas de ovo 

Modo de Preparo

1. Numa panela, misture todos os ingredientes. Se quiser, passe as gemas pela peneira. (Reserve as claras para a cobertura.)

2. Leve a panela ao fogo baixo, e mexa sem parar por cerca de 10 minutos ou até que engrosse - mas lembre-se que, depois de frio, o creme firma. 

3. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme, encostando no creme, e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para esfriar.

PARA O ABACAXI

Ingredientes

1 abacaxi bem grande
1/4 xícara (chá) de açúcar 
1/4 xícara (chá) de rum 

Modo de Preparo

1. Descasque os abacaxis e corte cada um em fatias de 1 cm, as fatias, em tiras e as tiras, em cubos de 1cm.

2. Numa panela, junte o abacaxi, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que ele amoleça e forme uma calda, de 15 a 20 minutos. 

3. Passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda, que será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi em cubinhos para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar.

Sugestão: Se você não tiver abacaxi ou não tiver muito tempo para cozinhar o abacaxi, você pode usar o abacaxi em lata, não perde em nada o sabor.


PARA A MASSA

Ingredientes

6 ovos 
6 colheres (sopa) de açúcar 
6 colheres (sopa) de farinha de trigo 
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira retangular grande de 30 x 40 cm e polvilhe com cerca de 2 colheres (sopa) de farinha. Chacoalhe bem para cobrir todo o fundo, pois bata sobre a pia para tirar o excesso.

2. Separe as claras das gemas. Na batedeira, na velocidade média, bata as claras em neve, até triplicarem de volume. Assim que ficarem firmes, passe para a próxima etapa. (Caso contrário o pão de ló vai ficar ressecado.) Para verificar o ponto, assim que as claras ficarem brancas e volumosas, pare de bater, mergulhe um batedor de arame nas claras e levante: se o biquinho da ponta cair, ainda pode bater mais um pouquinho; se ficar em pé, é hora de juntar o açúcar.

3. Sem parar de bater, junte o açúcar, de colher em colher. Em seguida, junte as gemas, e bata um pouquinho entre cada adição. 

4. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha às colheradas. (Se estiver "roubando no jogo" agora é hora de juntar a água; por último, adicione o fermento e bater só até incorporar.)

5. Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

PARA A COBERTURA

Ingredientes

3 claras de ovo 
6 colheres (sopa) de açúcar 
2 caixinhas de creme de leite 

Modo de Preparo

1. Na batedeira, bata as claras e, quando firmarem, acrescente o açúcar em colheradas, sem parar de bater. 

2. Numa tigela, coloque o creme de leite e, aos poucos, incorpore a clara batida com uma espátula de silicone, em movimentos circulares de baixo para cima. Cubra com filme e reserve na geladeira até a hora de montar.

MONTAGEM

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de coco ralado (opcional)

Modo de Preparo

1. Corte o pão de ló ao meio, no sentido da largura. Forre um refratário de cerca de 20 x 30 cm com uma das metade. Regue metade da calda de abacaxi. Espalhe metade dos cubos e cubra com metade do creme. Coloque a segunda camada de pão de ló e repita o procedimento. 

2. Por último, espalhe a cobertura. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e, na hora de servir, polvilhe o coco fresco ralado por cima.


Se quiser roubar no jogo...
Quem não tem prática na cozinha pode roubar no jogo: junte 2 colheres (chá) de fermento no fim da preparação e também 6 colheres (sopa) de água. Depois que a massa estiver batida, junte a água, bata mais um pouco, e adicione o fermento. Bata apenas para misturar.

Onde encontrei:
http://panelinha.ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas