Mitos e Verdades sobre Cabelos.




Stress pode ser uma causa da queda de cabelo?

Outra crença especialmente comum nos dias de hoje, é a de que o stress pode causar a queda do cabelo. De forma natural, apenas através do processo de renovar os fios, é normal uma pessoa perder entre 50 e 80 fios de cabelo por dia. Além disso, danos e fricção ao prender e pentear o cabelo causam a quebra das cutículas e mais queda, podendo chegar a 300 fios diários. Entretanto, um processo traumático ou ritmo de vida muito estressante pode duplicar ou triplicar estes números normais, que o organismo não consegue repor nos mesmos níveis rapidamente. Com isso, além da sensação ruim de encontrar e ver fios de cabelo em todos os lados, desproporcionalmente na escova ou pente, o volume do cabelo fica visivelmente menor, causando um desconforto estético, e há um problema de saúde. Nesses casos, é importante buscar um médico especializado e opções de tratamento contra o stress, já que o mais importante para o organismo funcionar bem (o que vai levar a cabelos saudáveis e brilhantes) é o equilíbrio na alimentação e um estilo de vida balanceado.

Veredito: Realidade

O Cloro danifica e deixa os cabelos loiros esverdeados?

O cloro tira a hidratação natural dos fios, deixando a sensação e visual de um cabelo ¨áspero¨. A quantidade de danos que isso pode causar ao enfraquecer e tirar a proteção hidratante da superfície dos fios depende do tempo e frequência de exposição, e do nível de cloro na água. Sem a camada protetora, o cloro reage diretamente com a pigmentação e proteínas do cabelo, podendo causar a impressão ¨esverdeada¨ em pessoas com cabelo em tons mais claros. Quando for expor seu cabelo ao cloro (principalmente em piscinas), assegure-se de enxaguá-lo com água corrente assim que sair da água, para retirar parte do que se acumulou nos fios e evitar que os danos sejam maiores. Assim que possível, lave o cabelo com um Shampoo reparador e aplique um condicionador com vitaminas e silicone abundantemente, começando três dedos abaixo da raiz, separando em mechas para melhor absorção e focando especialmente nas pontas, a parte que mais fica danificada. Esses dois passos vão reparar os danos. Para sentir o cabelo novamente hidratado e sedoso, use um tratamento intensivo ou ampola.

Veredito: Realidade


Banho de sol ou touca térmica com leite, azeite, mel e outros hidratam profundamente o cabelo?

Todos esses ingredientes naturais possuem lipídios e portanto propriedades hidratantes. Entretanto, utilizilá-los em sua forma natural não é recomendado nos cabelos ou no couro cabeludo. Na maioria das vezes, como não foram adaptados para ser absorvidos pelas células capilares, alguns ingredientes naturais fazem um efeito passageiro e superficial. Também podem deixar demasiados resíduos, um cheiro ruim e excesso de oleosidade, especialmente se aplicados à raiz. O ideal é sempre buscar produtos de cuidado capilar desenvolvidos por cientistas e doutores, que possuem ingredientes naturais e proporcionam melhor hidratação e saúde para os fios também nas células, já que suas fórmulas são desenhadas para uso capilar cuja absorção pelo cabelo seja completa.

Veredito: Mito

Tintura e luzes quebram os fios ?

O processo químico de tintura, seja qual for o método utilizado, efetivamente causa mudanças na estrutura do cabelo. Alguns dos ingredientes dos colorantes removem a camada protetora hidratante da superfície dos fios (que evita danos severos e dá brilho), deixando o cabelo mais frágil. Com isso, os fios ficam muito mais suscetíveis à quebra ao pentear, fazer escova ou prender em um rabo de cavalo, por exemplo. Qualquer movimento de fricção irá danificar o cabelo e causar quebra e queda após tingir, caso não haja hidratação intensiva e profunda depois do processo. Por essa razão se encontram mais fios que o normal no pente ou escova nas primeiras lavagens pós-processo químico. Para evitar a quebra e a queda e sentir o cabelo hidratado, brilhante e sedoso novamente, o ideal é usar produtos ultra concentrados em ingredientes hidratantes e vitaminas, como ampolas ou tratamentos intensivos, até 3 vezes por semana ao lavar o cabelo e por até 15 dias depois da tintura. Também, sempre que for possível, procure usar colorações que não contenham químicos agressivos como a amônia.        
                                          
Veredito: Realidade

 Marcas de Salão dão melhores resultados?

Um mito que vem se tornando comum é o que marcas para cuidado do cabelo posicionadas em entregar resultados de salão de beleza possuem uma performance superior. Isso não é necessariamente correto. A qualidade dos produtos de beleza consiste em uma mescla ideal de ingredientes ativos, tecnologia e fórmula de ponta, conseguidas através de estudos científicos em laboratórios, não simplesmente em tendências ou marketing. Existem hoje no mercado diversos produtos com promessas de resultados milagrosos, cabelos de salão todos os dias, entre outros...
O mais importante na hora de escolher qual produto você vai comprar, é checar se os ingredientes ativos da fórmula são eficientes e vão além das credenciais de venda e propaganda do produto. Por exemplo, muitos produtos possuem Queratina, uma proteína que dá brilho e tem propriedades hidratantes mas não é absorvida pelo cabelo, não fazendo efeito real no resultado da lavagem. Antes de efetuar sua compra, procure saber mais sobre a marca, suas pesquisas científicas e sua história, para garantir que você poderá confiar na performance do produto.

Veredito: Ficção

Faz mal pentear o cabelo quando está molhado?

O cabelo molhado é altamente vulnerável aos danos. Quando estão úmidos, os fios ficam inchados (dando a sensação de que o cabelo é mais grosso), e muito fragilizados, portanto muito mais suscetíveis à quebra. Pentes e escovas de cabelo, especialmente com muitos dentes e cerdas, na hora de deslizar para desembaraçar podem quebrar facilmente os fios mesmo se passados com pouca força. O ideal é pentear os cabelos no banho, com condicionador ou tratamento posto, delicadamente com as pontas dos  dedos. Após enxaguar, para evitar a quebra, espere até que o cabelo esteja quase totalmente seco para usar pente ou escova.  Outra dica é usar pentes de madeira, com dentes largos, e escova de cerdas naturais, pois ambos fazem menos fricção e inclusive ajudam contra o frizz.

Veredito: Realidade

Faz mal lavar o cabelo todos os dias?

Na verdade, não existe um número correto ou perfeito de vezes que se deve lavar o cabelo para conseguir os resultados de saúde e look almejados. A frequência de lavagens deve depender dos seguintes fatores:
1) Tipo de cabelo e couro cabeludo: cabelos secos pedem menos lavagens com hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de lipídios e resíduos produzido pelo corpo ou acumulado por fatores externos.
2) Clima: em regiões praianas e de clima mais quente, o cabelo precisa de mais cuidados e lavagens mais frequentes porque acumula mais danos.
3) Estilo de penteado: se você utiliza muitos produtos de estilizar, como géis, sprays ou pomadas, cujas substâncias deixam resíduos fortes, deve lavar seu cabelo com maior frequência, idealmente sempre que  aplicá-los.
4) Estilo de vida: quem pratica esportes ou atividades ao ar livre deve lavar o cabelo diariamente ou quando realizar estas atividades, para retirar as substâncias externas e excesso de oleosidade que se acumulam e também proteger, hidratar e reparar contra os danos do sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.
Ainda que sua situação não se aplique aos casos acima, pesquisas científicas comprovam que não há nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, desde que se apliquem produtos de qualidade (para evitar resíduos de ingredientes daninos), não se utilize água muito quente (que prejudica a saúde da pele e do couro cabeludo) e sempre se utilize proteção caso a maneira de secar o cabelo pós-lavagem seja utilizando secador (para diminuir os danos do calor extremo).

Veredito: Ficção


Comentários

Postagens mais visitadas