Bolo Gelado de Coco para o final de semana.



Huumm, final de semana merece um pequeno sacrifício, eu sou apaixonada por coco, e este bolo de coco então é pura perdição. Sempre que posso faço um bolinho de coco durante a semana ou final de semana para receber as gurias.
Tentador e saboroso para uma tarde de conversa de meninas.


A massa

Ingredientes 

5 ovos em temperatura ambiente
1 ½ xícara (chá)  de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá)  fermento em pó
1 xícara  leite integral

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Prepare uma assadeira retangular de cerca de 30 x 20 cm: unte com uma camada fina de manteiga e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir fundo e laterais e bata no fundo, sobre a pia, de modo que o excesso caia na cuba.

Numa tigela, junte a farinha com o fermento e misture bem. 

Em duas tigelas, separe as claras das gemas. Misture as gemas. Na batedeira, bata as claras até que fiquem em ponto de neve. Junte as gemas e misture com cuidado. Por último, junte o açúcar e bata mais um pouco.

Pare de bater e adicione 1/3 da farinha; com uma espátula, misture fazendo movimentos leves, de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture até incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais 1/3 da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o 1/3 restante da farinha. Esse método evita que você mexa excessivamente a massa e ainda facilita a incorporação dos ingredientes.

A calda

1 caixinha  de leite condensado
200 ml leite de coco
200 ml leite integral

Modo de preparo

Numa jarra, misture todos os ingredientes. Com um palitinho, faça furos por todo o bolo. Isso vai facilitar a penetração da calda. Regue a calda sobre o bolo ainda quente.
Em seguida, leve o bolo à geladeira por pelo menos 2 horas antes de consumir.

Para a finalização

1 xícara bem generosa de coco ralado seco

Modo de preparo

Espalhe o coco num prato raso ou tigela grande. Retire o bolo da geladeira, corte em 12 quadrados e empane cada um, pressionando no coco ralado. Sirva a seguir ou, se preferir, embale individualmente em papel-alumínio."

Comentários

Postagens mais visitadas