Hambúrguer com molho de mostarda e galetes de batata.


Pertinho do horário do almoço e começa a bater aquela fome, aquela vontade de algo saboroso, olha esta sugestão de almoço com a criançada ou então para uma noite de jogo com o marido! Hambúrguer, quem não gosta desta delícia, melhor ainda se feita em casa sem muito trabalho. Abaixo a receita diretamente da Cozinha Prática da Rita Lobo.



Para as galetes de batata

Ingredientes:
3 batatas médias
2 colheres (sopa) de azeite
Sal (a gosto)

Modo de preparo

Preaqueca o forno em 200ºC (temperatura média-alta). Lave bem, seque e descasque as batatas. Com ajuda de um mandolin (fatiador de legumes), fatie as batatas. Transfira para uma tigela, regue com 1 colher (sopa) de azeite e misture bem. Em duas assadeiras antiaderentes, pincele azeite e monte em forma de caracol  12 galetes com 10 fatias de batata cada. Pincele as galetes com azeite, tempere com sal e leve para assar por 20 minutos.

Para o hambúrguer de 180g

Ingredientes:
720g de fraldinha moída com gordura (se preferir, use metade de peito de boi moído. Cerca de 20% do volume total é a melhor proporção de gordura para carne de hambúrguer. Uma carne muito magrinha produz um hambúrguer ressecado)
2 colheres (sopa) água
2 colheres (sopa) azeite
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior do que diâmetro do pão. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne – quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.


Tartare de carne servido com batata frita

Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.). Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total.


Montagem do prato
Em cada prato, empilhe 3 galetes de batata. Coloque o hambúrguer por cima e deixe a carne descansar enquanto você prepara o molho. Depois de alguns minutos, a carne fica ainda mais saborosa por os líquidos internos se acomodam.


Para o molho de mostarda de Dijon
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de creme de leite (dê preferência ao fresco)

Modo de preparo

Na frigideira do hambúrguer, reduza o fogo, coloque a água e tampe. Depois de 30 segundos, abra e misture bem com uma colher de pau, para extrair todo o sabor da carne que ficou grudado no fundo. Junte a mostarda e mexa bem. Por último, junte o creme de leite e misture bem, de preferência com um batedor de arame, até engrossar. Regue sobre o hambúrguer e sirva imediatamente.


Quer ver como fazer para não errar, acesse GNT- Cozinha Prática

Comentários

Postagens mais visitadas