Mousse de Chocolate

Uma ótima sugestão em qualquer ocasião é preparar uma boa sobremesa para finalizar um almoço ou jantar em família ou amigos. Chocolate sozinho não precisa de muita apresentação, servido em pedacinhos ou em sobremesas os chocólatras irão adorar!!


 Creme Confeiteiro

Ingredientes

3 gemas de ovos 
50g de açúcar
20g de amido de milho
250ml de leite integral
1 colher (sopa) bem cheia de cacau em pó

Modo de preparo

Para fazer a crème pâtissière, ou seja, o creme confeiteiro, bata as gemas com o açúcar até engrossar e esbranquiçar e depois incorpore o amido. Acrescente o cacau em pó ao leite, ferva e apague o fogo. Despeje o leite aos poucos sobre a mistura dos ovos, batendo vigorosamente sem parar. Mas atenção, despeje devagar para os ovos não ficarem mexidos. Transfira a mistura para uma panela limpa e leve-a ao fogo brando, mexendo sempre. Raspe os lados e o fundo para não queimar. O creme começará a engrossar e perto de começar a borbulhar, retire do fogo. Despeje numa tigela rasa e cubra com filme de PVC, encostando-o diretamente no creme. Leve para refrigerar por, pelo menos, uma hora antes de usá-lo.


Merengue de Chocolate

Ingredientes

3 claras de ovos 
50g de açúcar de confeiteiro
Gotinhas  de limão
1 pitada de sal
150g de chocolate amargo bem picadinho
200ml de creme batido
2 colheres de sopa de manteiga amolecida (para servir)
50g de lascas de chocolate

Modo de preparo

Para fazer o merengue, ponha metade das claras numa tigela limpa de vidro ou aço. Acrescente o açúcar, o sumo de limão e o sal, e bata até ficar branco. Incorpore o resto das claras e continue batendo até o merengue criar picos firmes. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas em uma regulagem baixa. Bata o creme para formar picos firmes.
Para fazer a mousse de chocolate, bata o creme de confeiteiro para deixá-lo liso antes de adicionar o chocolate derretido. Incorpore um terço do merengue, depois acrescente delicadamente o resto e em seguida o creme batido. Para servir, pincele 4-6 copinhos ou forminhas com manteiga amolecida. Acrescente algumas lascas de cacau e faça um movimento circular para cobrir por igual o fundo e as laterais dos recipientes. Distribua a mousse nos copinhos e refrigere por pelo menos 1 hora — o ideal são 4 horas. 
Sirva gelada, polvilhada de lascas de cacau. A mousse é mais gostosa no mesmo dia e não deve ser guardada por mais de 2 dias, por causa das claras cruas.

Comentários

Postagens mais visitadas