Benefícios da Babosa para pele e cabelos!!

Lembro minha mãe preparando xarope de babosa com mel, para evitar gripe, tosse e outras coisas. mais tarde era eu que buscava na babosa um aliado para os fios que insistiam em nunca ficar sedosos, por causa das inúmeras tranças e coques das Danças e Patinação. Depois vieram as luzes, e o cabelo foi ficando fraco, mas a babosa sempre entrava em cena nessas horas. Resolvi aprofundar um pouco a pesquisa e deixar aqui informações importantes sobre esta planta que muitas vezes passa despercebida.


A babosa possui dezoito aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais, tudo isso faz com que a babosa seja conhecida como a planta da saúde e beleza, pois seus benefícios vão além da questão estética, a babosa é também uma planta medicinal, com propriedades curativas e nutritivas. Além de suas propriedades hidratantes para cabelo e pele, a babosa ainda apresenta benefícios de ação regeneradora, curativa, lubrificante, umectante, é ainda anestésica, anti-inflamatória, antibiótica, desintoxicante, coagulante e digestiva, descoberta há muitos séculos por civilizações do mundo inteiro.

Para tratar o cabelo

A babosa é capaz de verdadeiros milagres quando o assunto é cabelo, com imenso poder hidratante, bastam algumas aplicações para garantir diversos benefícios e fortalecer os fios, evitando ainda queda e definindo cachos, tudo com muito viço e brilho. Existem inúmeras formas de aplicação da babosa no cabelo, desde produtos industrializados que garantem força e crescimento dos fios a receitas caseiras, mas vale ressaltar que somente a poupa da babosa deve ser utilizada, pois é na poupa que se concentram seus benefícios, sendo a casca é nociva para saúde.

Hidrate seu cabelo!
Bata no liqüidificador uma folha de babosa com 100 ml de água, após lavar o cabelo como de costume, aplique a mistura nos fios como uma hidratação e deixe agir por cerca de 20 minutos, decorrido o tempo, lave os cabelos normalmente retirando bem toda a babosa dos fios. Essa hidratação pode ser feita de 15 em 15 dias, com certeza você notará os benefícios hidratantes e reconstrutores que a babosa garante ao cabelo, além de brilho e vitalidade.

Você pode incrementar com adicionando uma colher bem generosa de creme hidrante á mistura, não tem cheiro, dá uma consistência de creme mais grosso, mas faz a diferença nos fios.

Importante! A babosa tem efeito hidratante, mas em alguns fios pode não se adaptar, deixando o cabelo mais seco por isso a sugestão do creme.


Para tratar a pele

O gel encontrado na parte interna das folhas possui muitos benefícios, dentre eles destacam-se o poder acelerador e regenerativo das células da pele, por isso a planta é muito utilizada em cremes, loções, pomadas, gel contra queimaduras de sol e loções bronzeadoras, pois seu princípio ativo atua contra o envelhecimento precoce da pele. Quer garantir todos esses benefícios? 

Quer hidratar a pele? Veja como.

Faça em casa:
1 banana
1 folha de babosa
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de óleo de milho 
1 colher de chá de amido de milho

 Inicie amassando a banana com a ajuda de um garfo, logo após inclua a babosa também a amassando, acrescente o mel, o óleo de milho e por último o amido de milho, mexendo tudo até obter um mingau grosso. Em seguida aplique na pele do rosto limpo e deixe agir por trinta minutos, decorrido o tempo, retire o creme lavando o rosto em água fria, para potencializar seu efeito aplique um creme nutritivo.
Aplique três vezes por semana, usufruindo dos diversos benefícios que a babosa, uma planta fácil de ser encontrada, garante para sua pele.

A babosa já foi considerada como uma “dádiva da humanidade”, pois obtêm diversos benefícios para a saúde e pele, foi homenageada por várias civilizações, devido a seus inúmeros benefícios comprovados pela ciência, portanto esteja à vontade para fazer uso desta “dádiva” realçando a beleza da sua pele e cabelo.

Comentários

Postagens mais visitadas