15 coisas de Alemão

Nasci em uma cidade fundada por alemães ,fugidos da primeira e segunda Guerra Mundial, sou de origem alemã por parte de pai e mãe, praticamente alemão gaúcho, que come cuca com churrasco, pois nossos  bisavós chegaram até o Rio Grande do Sul ( Monte Negro) e depois descobriram esta região vindo pelo Rio Uruguai. São João do Oeste e Itapiranga - SC, até os dias de hoje mais de 90 % das pessoas que residem e vivem entendem e falam alemão. Quando encontrei este post, me identifiquei em muitas situações, pois nascemos no Brasil e acabamos adquirindo muitos costumes e hábitos de brasileiros como dizem meus pais. É muito interessante, pois temos algumas reações e costumes muito particulares, como será possível ver abaixo.Espero que gostem!!

1 – Maneira de agir quando está chateado

aerger
Geralmente os alemães costumam ser muito mais sinceros a respeito dos seus sentimentos do que nós. Se um alemão está chateado com você, então você irá notar na hora. Dificilmente eles irão esconder a raiva para manter a harmonia. Neste ponto, a maioria de nós costuma lançar mão da falsidade para não magoar o outro ou até mesmo por falta de coragem de encarar uma situação irritante.

2 – A superioridade do chefe no local de trabalho

chef
Apesar disto está mudando aos poucos no Brasil, o comportamento do chefe ainda é um de superioridade  para com os funcionários. A cultura de que o chefe é um ser supremo, que possui poder sobre a vida e morte de todos  os seus súditos, permanece forte em muitos locais de trabalho.
Na Alemanha, o chefe é visto como um organizador de tarefas. Ele costuma ocupar o mesmo escritório que os demais funcionários e todos tem livre-acesso a ele. Na hora do almoço é comum que todos almoçam juntos e conversem sobre assuntos de suas vidas pessoais ou do trabalho.

3 – O comportamento das pessoas nas festas

Festas na Alemanha
Na Alemanha, as pessoas costumam a ir para festas ou boates em pequenos grupos de 2 ou 3 pessoas. Durante toda a noite, eles irão permanecer juntos em rodinhas praticamente impenetráveis. O conceito de sair para “pegar mulher” é muito mais raro que no Brasil. Muitos homens saem mesmo apenas para dançar!
No Brasil é comum a galera sair junta para a night e uma vez na night, bastam apenas alguns drinks para que todos passem a ser  melhor amigo de todos. Toda mulher parece ser “a mulher” e no dia seguinte você dificilmente reconheceria a pessoa para quem contou toda a história da sua vida na noite anterior.

4 – O conceito do “Eu”

Eu na Alemanha
Os alemães são muito mais individualistas do que nós, sempre se colocando em primeiro lugar. No Brasil, muitas vezes fazemos sacrifícios com  a intenção de ajudar alguém mais fraco ou com mais necessidade. Se você não acredita nisso, então vide o número de pessoas vivendo de pedir esmolas nas ruas. Certamente eles não estariam ali se tivesse centenas de pessoas todos os dias dando dinheiro fácil na mão deles.
Os alemães tem pavor de fraqueza ou de serem considerados fracos ou menos capazes. Se alguém passa pedindo esmola, então ele irá achar injusto das de graça o dinheiro que foi adquirido com suor do trabalho. Se o jornal noticiar um fumante internado com câncer de pulmão, então o alemão irá indagar: Por que o meu dinheiro de impostos tem que bancar a doença dele que fumou a vida inteira sabendo que ía morrer?

5 – Contatos

Contatos na Alemanha
No Brasil contato é tudo! Para tudo que não tem solução, tem sempre contato. O brasileiro parece ter sempre o número de telefone certo na agenda. Temos contato para tirar as multas do carro, contato para arrumar entrada de graça nas boates, contato para arrumar um emprego e por aí vai. No final, todo mundo faz favor pra todo mundo e todo mundo tem rabo preso com todo mundo.
Na Alemanha os contatos não costumam ter o mesmo poder que no Brasil. Os contatos aqui costumam geralmente ser mais profissionais e isolados. Uma vez que você se encontra em problemas, terá que quase sempre abrir o seu próprio caminho.

6 – Mudança de humor com o tempo

Humor na Alemanha
Nada tem o poder de deixar o alemão mais feliz do que uma longa semana de sol. A Alemanha literalmente muda com a chegada do verão. As pessoas ficam mais sorridentes, simpáticas e até mais abertas. Com a chegada do frio, porém, o país parece mergulhar numa depressão coletiva que dura nada menos 8 meses por ano! Outra coisa que alemão adora fazer é falar do tempo e controlar a temperatura. Pergunte para qualquer alemão na rua qual é a temperatura atual e ele ou ela saberá na ponta da língua as máximas e mínimas para os próximos 5 dias!
Pelo fato de praticamente não existir estações do ano no Brasil, o tempo costuma não ter a importância que tem para os alemães. Aliás, frio costuma até certo ponto ser uma atração para muitos que usam a temperatura como desculpa para beber mais cachaça ou para ser mais romântico(a).

7 – Estilo de vida

Estilo de vida na Alemanha
O alemão é um ser emocionalmente independente que pode ser comparado com um gato. Eles ficam muito bem sozinhos e adoram ter o seu “Ruhe” (paz ou silêncio). Eles adoram ficar em casa e muitos tem um verdadeiro caso de amor com o computador. As raras vezes que eles se sentem solitários, buscam a companhia dos amigos ou dos familiares, mas não sem antes de ligar para fazer um “Termin” (agendar) para a visita. A final de contas, dar uma passada na casa do seu melhor amigo sem hora marcada e sem avisar a ele 3 dias antes nem pensar!
Nós brasileiros somos mesmo muito mais como cachorros do que como gatos. A gente gosta mesmo é de bagunça, de sair na rua, ver gente, ficar na janela, conversar com o vizinho, aparecer sem ser convidado e tudo mais.

8 – Expor opinião

opiniao na Alemanha
Quer saber a verdade sobre uma coisa? Então pergunte para um alemão. Os alemães tem uma maneira quase cruel de expor o que pensam. Eles raramente medem as suas palavras e vão sempre direto ao assunto. Resumindo, eles não falam o que eles acham que você quer ouvir. Eles falam o que querem falar. São poucos os assuntos aqui, aonde eles põe freios na língua.
Nós costumamos ser muito menos diretos na hora de dar uma opinião. Sempre pensamos o que o outro irá pensar de nós e frequentemente falamos apenas o que achamos que o outro gostaria de ouvir.

9 – Encarando novidades

Novidades na Alemanha
Os alemães costumam ser muito mais “cuidadosos” no que diz respeito a novidades. Novidades não são necessariamente coisas, podem ser também pessoas. Os alemães são seres desconfiados e observam um “ser estranho” meses e meses antes de se aproximarem.
Nós brasileiros somos muito mais abertos e basta pintar algo ou alguém novo no pedaço, que já queremos nos envolver, ver, tocar, experimentar. Muitas vezes sem medir as consequências.

10 – Lidando com problemas Deutschland Style

Problemas na Alemanha
Nós brasileiros temos uma maneira muito especial de lidar com os nossos problemas. Nós ignoramos eles o quanto podemos, rezamos para Jesus Cristo para que eles desapareçam ou assistimos enquanto os problemas vão crescendo como uma bola de neve até que eles finalmente explodam na nossa cara. Simples? Simples. Eficaz? Não sei.
Os alemães optam por um approach um pouco diferente. Eles literalmente voam pra cima dos problemas, desenvolvem um caso de amor com aquilo que os aflige e procuram saber e entender tudo sobre o que deu errado. Após entenderem em detalhe a origem do problema, eles desenvolvem um método que pode ser seguido passo-a-passo para garantir que o problema não ocorra novamente.

11 – Pontualidade

Pontualidade na Alemanha
Ahh essa é clássica! Os alemães são conhecidos mundialmente pela sua pontualidade. Chegar 10 minutos atrasado para um compromisso na Alemanha é um sacrilégio equivalente a peidar na igreja. Se você fizer uma festa na sua casa e marcar as 19 horas, pode ter certeza que as 19 horas a campanhia irá tocar e todos os seus convidados irão entrar em fila indiana.
No Brasil, chegar atrasado 15 minutos para um compromisso parece ser um must! Eu adoro, quando vou para o Brasil e marco um encontro com alguém. Ao perguntar a hora do encontro, sempre recebo a seguinte resposta: ahhh 10 … 10:15. Ou melhor: ahhh umas 7 … 7:30. Poxa!! é sete ou sete e meia??? Chegar pontualmente numa festa no Brasil, então, é quase uma ofensa. Você marca as 19 horas e as pessoas começam a chegar as 21h!

12 – Comportamento durante uma viajem

Comportamento na Alemanha
Já percebeu que todo brasileiro começa a postar fotos das suas férias exatamente 15 segundos depois do avião pousar no aeroporto de destino? Se o local da viagem for uma cidade cobiçada, então, aí que os posts já começam 2 dias antes do embarque: “Nova Iorque aí vou eu!“. Ou que tal aquele post clássico ao chegar no hotel on no aeroporto: “Fulano de tal acaba de fazer check-in no Hilton Beverlz Hills“.
Pois é…facebook que alemão é um pouco diferente. Eles tiram 1/5 das fotos que nós tiramos e quando postam algo, postam apenas para os círculos mais fechados. Sem contar que eles são paranóicos em assunto de privacidade. Muitos usam nomes falsos nos seus perfis e fazem de tudo para ninguém descobrir o que andam fazendo.

13 – Comportamento no restaurante

restaurantes na Alemanha
Restaurantes na Alemanha costumam ser tão quietos quanto missa de domingo. As pessoas conversam em voz baixa e os celulares ficam quase sempre em modo silencioso.
No Brasil, restaurante é também um local para gargalhadas e competição para ver quem fala mais alto. As pessoas costumam interagir de forma muito mais alegre. Em geral o brasileiro fala muito mais alto que o alemão. Há alguns anos atrás recebi a visita de uns familiares brasileiros aqui na Alemanha. Depois de 2 dias com eles, achei que ficaria surdo! A sensação que eu tinha é que eles estavam berrando no meu ouvido.

14 – Meios de transporte

Transportes na Alemanha
Com o aumento da riqueza no Brasil, o número de carros circulando nas estradas tem aumentado constantemente. Qualquer um que pões um trocado no bolso, corre pra pegar um carro novo. Com isso, o congestionamento nas grande cidades tem trazido problemas para a população e prejudicado o meio-ambiente. A falta de transporte público e total inexistência de ciclo-vias, acaba contribuindo para o problema. O “efeito mico”, também faz com que muitos prefiram chegar de carro, em lugares que poderiam chegar perfeitamente de bicicleta.
Os alemães costumam optar pela praticidade. Muitos deixam o carro na garagem e seguem de transporte público ou de bicicleta para o trabalho. É muito comum ver os jovens chegando na night de bicicleta e quase toda cidade na Alemanha tem uma ampla rede de ciclovias. O assunto da preservação ambiental tem crescido bastante nos últimos anos e os alemães levam a sério o cuidado com a natureza.

15 – Como um enxerga o outro

vorstellung
O alemão adora o Brasil e se você perguntar para qualquer alemão o que ele mais gosta do Brasil, ela irá dizer: as praias, o futebol e a sensualidade das nossas mulheres. Não necessariamente nesta ordem.
Já o brasileiro quando pensa na Alemanha, então pinta logo a imagem de um cara barrigudo bebendo cerveja e comendo salsicha. Tem também a visão do frio. Toda vez que falo com alguém no Skype, respondo sempre as seguintes perguntas: Tudo bem? Que horas são aí? Tá muito frio? EXATAMENTE nesta ordem.

Comentários

Postagens mais visitadas