Pudim de Claras


Hoje foi um daqueles dias de fazer uma receita nova para receber os amigos neste Domingo.  Nada como uma sobremesa gostosa para reunir amigos depois um almoço para saborear um doce com um café bem passado.
Pudim de Claras, a receita assisti a algum tempo atras em um dos programas da Rita Lobo Cozinha Prática na GNT.
Se gostou da sugestão, aí vai a receita completa.


Ingredientes para o Caramelo

3/4 xícaras (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água

Como Preparar

Pre aqueça o forno a 150 ºC. ( esta é a temperatura para assar o Pudim de Claras)

Em uma tigela, dissolva a água com o açúcar. Transfira para uma fôrma de pudim grande (com furo no meio) de cerca de 24 cm de diâmetro.
Leve a fôrma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada. - leva cerca de 10 minutos. Vá girando para caramelizar a base e as laterais.


Ingredientes para o Pudim

8 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Como  Preparar

Separe as claras das gemas. Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com 1 pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos - cerca de 10 a 15 minutos.
Nesse ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais 10 minutos, até formar um merengue firme. Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim.
Com uma colher de sopa, transfira as claras para a fôrma preparada: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem - dessa forma o pudim fica mais uniforme, sem correr riscos de ficar com buracos.
Coloque a fôrma numa assadeira retangular e leve ao forno. Regue a água fervente na assadeira para formar o banho-maria. Deixe assar por 1 hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sai do forno volta a ficar com a altura original.
Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a beiradinha que costuma grudar na fôrma. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a fôrma e vire de uma vez, o mais rápido o possível - a calda vai escorrer. Quando esfriar, leve à geladeira.

Comentários

Postagens mais visitadas